Hoje é o Dia da Criança. Mas, vá, sejamos honestos… também é um bocadinho o nosso dia.
Porque por mais que cresçamos, por mais contas, responsabilidades ou dores nas costas que tenhamos, a verdade é que continuamos a trazer connosco uma criança bem viva cá dentro. Às vezes está escondida debaixo de preocupações, de empregos chatos, de faturas para pagar… mas ela está lá. Sempre esteve.
E sabes que mais? Devíamos deixá-la sair mais vezes!
Hoje é o dia ideal para isso. Para saltar sem motivo, para rir sem filtros, para comer aquele gelado no parque como se fosse a primeira vez. Para nos lembrarmos que ser criança não é só uma fase, é uma forma de estar na vida.
Ser criança é acreditar no bem, é dar abraços sem medo, é fazer amigos em minutos, é dizer o que se sente sem rodeios. É olhar o mundo com curiosidade, sem cinismos, sem máscaras. E olha, se o mundo andasse mais assim, genuíno e leve, talvez houvesse menos guerras, menos mentiras, menos invejas. Talvez houvesse mais amor, mais união, mais paz.
Carregamos connosco tantos sonhos, gargalhadas e memórias boas. Estão todos guardadinhos numa mala invisível, aquela que levamos para todo o lado, mesmo sem dar conta. E de vez em quando, devíamos abri-la. Tirar de lá um sorriso antigo, um plano maluco, uma vontade de correr descalços até à praia. Porque não?
Os miúdos de hoje vão ser os adultos de amanhã. Vão ser eles a cuidar do mundo. Por isso, mais do que lhes dar brinquedos, devíamos dar-lhes exemplo. Mostrar-lhes que crescer não é sinónimo de deixar de brincar. Que ser sério não é ser chato. Que dá para pagar contas e ainda assim soltar gargalhadas até doer a barriga.
Hoje, aproveita. Vai passear, brinca, dança, corre. Leva os teus miúdos ao jardim, ou leva a tua criança interior a dar uma volta. Ri-te alto. Faz uma birra divertida. Come um gelado e deixa-te sujar. Liga aos amigos. Marca aquela jantarada. E se saíres à noite, combina logo quem vai ser o condutor da vez, porque brincar também é saber cuidar.
Não deixes que a vida te roube aquilo que és. Porque, no fundo, somos todos só crianças crescidas a tentar entender este mundo complicado.
Solta a criança que há em ti. Diverte-te. Vive. E, acima de tudo, não te esqueças: às vezes, ser criança é o melhor que podemos ser.
Feliz Dia da Criança, para todos nós!
- Filipe Miguel

Deixe um comentário